Avançar para o conteúdo principal

Translate

Evento um conto de Natal- Concurso

  Um conto de natal é um evento organizado pela Comunidade Queensdc-Escritores anualmente. Como será o evento? O evento vai ter inicio no dia 1 de Dezembro e vai terminar dia 25 do mesmo mês, estão disponiveis 10 vagas e dessas 10 serão escolhidos os três melhores contos que terão um premio no final 1º- Capa e publicação do conto, áudio book, banner e divulgação deste mesmo conto; 2º- Banner e marcador de páginas  3º- Marcador de páginas   Espero ver a sua melhor criatividade com o espírito natalino ⛄️🎄❤️‍🔥💖 Cadastre-se já: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScO-4tQ_2fJn7Uwzzj5_LEnGOFoLJK2v_8iYyCdiQLk3O-ecw/viewform?usp=sf_link

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Vamos Falar de Saúde Mental

A Todos os que Sofrem em Silêncio

Este Post é uma homenagem a todos aqueles que lutaram mas que infelizmente já não estão cá para contar a sua história, não porque foram fracos mas, porque não souberam como dar a volta por cima.

Todos nós sabemos o que é dor física porque a sentimos e ao senti-la sabemos que ela existe. 
Ao sentir dor ou passo na farmácia ou vou ao médico porque quero solucionar o problema para que este não me incomode mais e não me limite no dia-a-dia.

A saúde física é muito normal, agora se falarmos em saúde mental acho que esse paradigma é mais complexo. 




Acho que a saúde mental ainda é um assunto tabu na nossa sociedade.
É a crença que devemos ser fortes a todo o momento e que devemos de esconder as nossas fragilidades. Essas doenças são muitas vezes de difícil diagnóstico porque como é porque não é detetável a olho nu. Mas por não ser detetável a olho nu não significa que esta não existe.

Depressão/ Burnout


A quem diga que esta é a doença da moda e muita gente acredita que esta não é real ou então desvalorizam-na como se fosse uma simples chamada de atenção e não um grito de socorro.

Há quem se acomode e acredite que é uma doença sem cura e que não há nada a fazer para inverter a situação e que não vale a pena contrariar este estado. 
Vejo muitos testemunhos de superação nos média sociais e acredito que é possível. Acredito que há bons profissionais e é nesses momentos que devemos recorrer a eles porque estão cá para nos ajudar, desistir é o erro. 
Isso não é coisa de "mente fraca". 
Não há pessoas melhores nem piores, simplesmente reagimos de maneira diferente e vivemos de maneira diferente. Somos as experiências que passamos na nossa vida.
Não caias no erro do julgamento porque nunca sabes o dia de amanhã. Não cuspas para o ar porque mais tarde ele pode te cair em cima, foca-te na tua vida porque quando falas da vida dos outros muitas vezes é porque estas a querer a não te focar na tua e a tua vida é a mais importante.
Acredito que a depressão/burnout é um estado emocional disfuncional e não uma doença e que é possível superar isso e que parte do caminho está relacionado com autoconhecimento.
Se conheces alguém nesse estado ouve essa pessoa não a julgues e tenta socorre-la, procurando ajuda profissional.

Segundo Diana Gaspar, psicóloga, somos Pessoas, com necessidades de Pessoas, sendo que dormir, comer e amar serão, de todas as prioridades, as mais importantes. O crescimento e a evolução pessoal e profissional fazem parte de nós e fazem parte também de uma construção pessoal, mas não nos podem escravizar ao ponto de nos esgotar. Podes ver o artigo completo no link abaixo:


~

texto completo imagem- Diana Gaspar


APOIO PSICOLÓGICO – LINHAS EXTERNAS
PORTUGAL (atenção que algumas chamadas podem ser cobradas mas também existem serviços gratuitos).
*Linha SNS 24:
Esta linha disponibiliza um Serviço de Apoio Psicológico e resulta de uma parceria entre os serviços partilhados do Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Contacto: 808 24 24 24
24h/dia
*Viral(I)Solidariedade (Chamada Gratuita)
Rede de Apoio Psicológico da Sociedade Portuguesa de Psicanálise para a população em geral e para os profissionais de saúde.
Contacto: 300 051 920
De 2ª a Domingo das 8:00h às 24:00h
*Centro de Apoio Psicológico e intervenção em crise do INEM.
Contacto: 112
24h/dia
*Acalma online
Plataforma acessível à população em geral lançada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para marcar e aceder, de forma gratuita, a uma consulta de psicologia por videochamada.
*Linha de Apoio Psicológico – Escutatório
Linha de apoio psicológico da Fundação S. João de Deus, gratuito para a comunidade.
Contactos: 96 707 2421
92 410 1462
96 196 2818
Dias úteis: 10:00 às 12:30; 14:00 às 17:30
Documento da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – Como lidar com o stress durante o surto de COVID-19
Linhas de apoio emocional e prevenção ao suicídio
CONVERSA AMIGA
Diariamente das 15h às 22h
808 237 327
210 027 159
Linhas de apoio emocional e prevenção ao suicídio
  • CONVERSA AMIGA
Serviço de atendimento telefónico que presta apoio psicológico da Fundação INATEL aberto à população em geral.
Diariamente das 15h às 22h
808 237 327
210 027 159
  • SOS ESTUDANTE
Diariamente das 20h às 01h
239484020
  • TELEFONE DA AMIZADE
Diariamente das 16h às 23h
228 323 535
  • VOZ DE APOIO
Diariamente das 21h às 24h
225 506 070

Entre Janeiro e Agosto de 2020 foram vendidos mais de 13 milhões de embalagens de antidepressivos e ansiolíticos (@jornalexpresso
23-11-2020).
Precisamos mesmo todos de perceber onde estamos, para onde queremos ir, o que precisamos de fazer e agir. Como começar? Questionar o que nos move, o que precisamos e o que nos diz o coração. Diana Gaspar

De fato é necessário ganhar essa consciência e perceber que há muito para além do que se vê.
Espero que todos que sofrem em silêncio tenham a coragem de recorrer a amigos e familiares em tempos difíceis.
É demasiado triste perceber que tivemos amigos ou conhecidos nessa situação e que nada podemos fazer para ajudar por não termos tido conhecimento.
Acredito que se a pessoa mostrar o que sente cada um daria o seu melhor para a ajudar ou procurar ajuda.
A vida é bela podes estar só focado é na escuridão.

Vídeos de Filipa Jardim da Silva que fala (psicóloga) sobre saúde psicológica Aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Minha Estante de Livros- Skoob/Goodreads/Desvaneio e Publisko

Tens estante virtual no Skoob ou no  Goodreads? Eu tenho os dois se quiseres seguir-me assim dá para trocar ideias de leituras. Cheguei a estabelecer metas de leitura mas  corria sempre mal. Comprometia-me  e muitas vezes a leitura não me prendia nunca a conseguia  cumprir. Agora seleciono o livro que quero ler se fluir fluiu se não acontecer passo para o próximo. Para quê me prender num livro se existem tantos para serem explorados e que merecem serem lidos. Partilho contigo as minhas estantes para me poderes seguir e trocarmos impressões de livros. A Minha Estante no Skoob A Minha Estante Goodreads A Minha Estante Desvaneio Publisko

Resenha: O Homicídio Perfeito- Holly Jackson

O livro Homicídio Perfeito, de Holly Jackson surgiu por mero acaso. A verdade é que nunca tinha ouvido falar desse livro e achei a capa do livro bem como o título bem chamativos. Se procuras um policial de carater mais leve este é indicado para ti. Categoria: Jovem adulto (juvenil). Não te esqueças que é uma história que não é real, por isso é normal que Pip estudante se fosse no mundo atual lhe seriam negadas muitas das ferramentas de investigação que adotou, já que a policia não faculta assim dados a qualquer um. Acho importante referir que Sal era indiano e que isso não jogou a seu favor. Infelizmente na nossa atualidade ainda existe racismo. Achei interessante a autora ter pegado nesse tema de carater atual e que ainda serve de justificação nalguns casos para incriminar pessoas. Este livro foi requisitado na biblioteca municipal de pombal. Resenha: Cinco anos passaram mas a tragédia continua a assombrar a cidade em Little Kilton. Todos se recordam da linda e popular finalista And

Resenha: Universos Diferentes- Jordana Sampaio

Wattpad:  Aqui O céu noturno brilha, cheio de estrelas que parecem fazer um espetáculo de luzes. Ao redor da fogueira há um grupo de adolescentes, rindo e conversando uns com os outros. A alegria paira no ar, e externamente não parece haver discrepância. Está é uma história narra história de 6 adolescentes enfrentando os seus desafios e problemas da vida. Sentindo-se desemparados com a vida terão que encontrar respostas para conseguir viver neste mundo que acham não lhes pertencer. Considero este livro não como um mero livro mas como um livro de aprendizado. Cada personagem narra suas dificuldades. Pontos Positivos: O livro está bem adaptado para adolescentes em que são abordados temas bastantes atuais. A capa está muito bonita e a escrita bastante fluída. Existiu o cuidado de separar as personagens para perceber quem está a falar em cada capítulo. Citações: Acredito que as pessoas são todas diferentes elas se apagam e podem brilhar novamente, talvez ficarem ainda mais brilhantes e ilu