O antigo projeto ebb que acabou em 2023 para apoiar escritores está de volta. O conceito era simples. Se precisasse de uma capa, resenha, divulgação ou revisão de textos O projeto_ebbs ajudar-te-ia sem pagares nada por isso. Também podias pertencer a equipa de divulgação, resenhas, revisão e capas se tivesses interesse. Ajudando o escritor de forma gratuita. Neste momento o antigo projeto está a ser restruturado e só conta com a ajuda de divulgação. Mas a administradora do grupo encontra-se neste momento a reunir pessoal para o novo projeto e no seu devido tempo dirá com quais os serviços os escritores poderão contar. Dependerá tbm da equipa que queira ajudar. Junta-te já a este projeto. https://chat.whatsapp.com/DoAmDpGWFoB7mib7TaovUd
A Todos os que Sofrem em Silêncio
Este Post é uma homenagem a todos aqueles que lutaram mas que infelizmente já não estão cá para contar a sua história, não porque foram fracos mas, porque não souberam como dar a volta por cima.
Todos nós sabemos o que é dor física porque a sentimos e ao senti-la sabemos que ela existe.
Ao sentir dor ou passo na farmácia ou vou ao médico porque quero solucionar o problema para que este não me incomode mais e não me limite no dia-a-dia.
A saúde física é muito normal, agora se falarmos em saúde mental acho que esse paradigma é mais complexo.
Acho que a saúde mental ainda é um assunto tabu na nossa sociedade.
É a crença que devemos ser fortes a todo o momento e que devemos de esconder as nossas fragilidades. Essas doenças são muitas vezes de difícil diagnóstico porque como é porque não é detetável a olho nu. Mas por não ser detetável a olho nu não significa que esta não existe.
Depressão/ Burnout
A quem diga que esta é a doença da moda e muita gente acredita que esta não é real ou então desvalorizam-na como se fosse uma simples chamada de atenção e não um grito de socorro.
Há quem se acomode e acredite que é uma doença sem cura e que não há nada a fazer para inverter a situação e que não vale a pena contrariar este estado. Vejo muitos testemunhos de superação nos média sociais e acredito que é possível. Acredito que há bons profissionais e é nesses momentos que devemos recorrer a eles porque estão cá para nos ajudar, desistir é o erro.
Isso não é coisa de "mente fraca".
Não há pessoas melhores nem piores, simplesmente reagimos de maneira diferente e vivemos de maneira diferente. Somos as experiências que passamos na nossa vida.
Não caias no erro do julgamento porque nunca sabes o dia de amanhã. Não cuspas para o ar porque mais tarde ele pode te cair em cima, foca-te na tua vida porque quando falas da vida dos outros muitas vezes é porque estas a querer a não te focar na tua e a tua vida é a mais importante.
Acredito que a depressão/burnout é um estado emocional disfuncional e não uma doença e que é possível superar isso e que parte do caminho está relacionado com autoconhecimento.
Se conheces alguém nesse estado ouve essa pessoa não a julgues e tenta socorre-la, procurando ajuda profissional.
Segundo Diana Gaspar, psicóloga, somos Pessoas, com necessidades de Pessoas, sendo que dormir, comer e amar serão, de todas as prioridades, as mais importantes. O crescimento e a evolução pessoal e profissional fazem parte de nós e fazem parte também de uma construção pessoal, mas não nos podem escravizar ao ponto de nos esgotar. Podes ver o artigo completo no link abaixo:
texto completo imagem- Diana Gaspar
APOIO PSICOLÓGICO – LINHAS EXTERNAS
PORTUGAL (atenção que algumas chamadas podem ser cobradas mas também existem serviços gratuitos).
*Linha SNS 24:
Esta linha disponibiliza um Serviço de Apoio Psicológico e resulta de uma parceria entre os serviços partilhados do Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Contacto: 808 24 24 24
24h/dia
*Viral(I)Solidariedade (Chamada Gratuita)
Rede de Apoio Psicológico da Sociedade Portuguesa de Psicanálise para a população em geral e para os profissionais de saúde.
Contacto: 300 051 920
De 2ª a Domingo das 8:00h às 24:00h
*Centro de Apoio Psicológico e intervenção em crise do INEM.
Contacto: 112
24h/dia
*Acalma online
Plataforma acessível à população em geral lançada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para marcar e aceder, de forma gratuita, a uma consulta de psicologia por videochamada.
Site: https://acalma.online/
*Linha de Apoio Psicológico – Escutatório
Linha de apoio psicológico da Fundação S. João de Deus, gratuito para a comunidade.
Contactos: 96 707 2421
92 410 1462
96 196 2818
Dias úteis: 10:00 às 12:30; 14:00 às 17:30
Documento da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – Como lidar com o stress durante o surto de COVID-19
Linhas de apoio emocional e prevenção ao suicídio
CONVERSA AMIGA
Diariamente das 15h às 22h
808 237 327
210 027 159
Linhas de apoio emocional e prevenção ao suicídio
- CONVERSA AMIGA
Serviço de atendimento telefónico que presta apoio psicológico da Fundação INATEL aberto à população em geral.
Diariamente das 15h às 22h
808 237 327
210 027 159
- SOS ESTUDANTE
Diariamente das 20h às 01h
239484020
- TELEFONE DA AMIZADE
Diariamente das 16h às 23h
228 323 535
- VOZ DE APOIO
Diariamente das 21h às 24h
225 506 070

Entre Janeiro e Agosto de 2020 foram vendidos mais de 13 milhões de embalagens de antidepressivos e ansiolíticos (@jornalexpresso
23-11-2020).
Precisamos mesmo todos de perceber onde estamos, para onde queremos ir, o que precisamos de fazer e agir. Como começar? Questionar o que nos move, o que precisamos e o que nos diz o coração. Diana Gaspar
De fato é necessário ganhar essa consciência e perceber que há muito para além do que se vê.
Espero que todos que sofrem em silêncio tenham a coragem de recorrer a amigos e familiares em tempos difíceis.
É demasiado triste perceber que tivemos amigos ou conhecidos nessa situação e que nada podemos fazer para ajudar por não termos tido conhecimento.
Acredito que se a pessoa mostrar o que sente cada um daria o seu melhor para a ajudar ou procurar ajuda.
A vida é bela podes estar só focado é na escuridão.
Vídeos de Filipa Jardim da Silva que fala (psicóloga) sobre saúde psicológica Aqui




Comentários
Enviar um comentário