É muito frequente eu comprar principalmente livros em 2ª mão, ou vender livros meus que não pretendo ler mais ou não foram de encontro ao que eu pretendia.
Sei o que é estar do lado do cliente e do lado do vendedor.
Por isso venho partilhar contigo algumas dicas se queres mesmo efetuar a venda e que o cliente se encontre satisfeito com a tua prestação.
Não te esqueças que a experiência da tua venda ou compra acabará por atrair tantos outros que queiram adquirir um dos teus serviços. É a chave da tua credibilidade.
1º Nunca mintas no anúncio de uma venda.
O importante é que sejas, claro sobre as condições do artigo que estejas a vender para que o adquirente não se sinta enganado. Coloca por escrito tudo, sobre o estado do produto e apresenta várias fotografias sobre ele bem como a forma de pagamento ou envio que te propões utilizar.
2º Simpatia e cordialidade e honestidade acima de tudo!
Não te esqueças que a base não se limita só a venda. O que ajuda a vender sem ser o próprio produto é a forma como fazes o atendimento. Mostrando que te encontras disponível para qualquer esclarecimento adicional, mesmo que o teu tempo seja escasso . Mostra sinceridade acima de tudo.
Se a venda não acontecer não desesperes, o adquirente poderá não se encontrar numa situação fácil naquele momento (já me aconteceu como compradora) não significa que seja culpa tua.
3º Não leves a mal se o cliente perguntar mais detalhes sobre o produto
Este é um ponto bastante importante.
Podes ter bastantes feedbacks positivos sobre vendas tuas, mas nunca te esqueças que quem compra tem o direito de pedir mais fotos do produto ou qualquer outra informação porque se o interesse é comprar ele tem o direito de estar informado sobre o produto.
Ainda mais acontece tanta burla neste meios que toda a cautela é pouca. Tenta compreender essa parte e ter empatia pelo cliente.
E tu cliente se o vendedor mete as suas condições de pagamento e disponibiliza quais são os seus métodos de envio tenta perceber o seu lado. Claro que poderás tentar sempre questionar se não existem outras opções mas se ele não o quiser fazer por outros métodos só terás que tentar entende-lo.
4º Se não tiveres disponibilidade de esclarecer logo o futuro comprador envia mensagem.
Se não tiveres muita disponibilidade para esclarecer o cliente com mais detalhes envia mensagem a dizer que entrarás em contato com ele mais tarde. Todos nós temos rotinas diferentes. Há que pensar nisso.
5º Pede uma avaliação ao comprador do teu serviço
*Achei por bem colocar estes pontos para te ajudar.
Ocorreu-me uma situação que me fez criar este post.
Estava a procura de uma boa proposta de livros. E vi uma que considerei uma boa proposta, só que neste constava apenas uma fotografia do produto.
Questionei a vendedora se me poderia facultar mais fotos sobre o produto em causa. Ela não demonstrou essa disponibilidade visto que estaria longe do livro.
Eu entendi e disse-lhe que ela poderia enviar fotos quando estivesse com o produto visto que para o enviar ela depois teria que estar com ele e não me importava o tempo que demorasse a fotografa-lo. Não estava a pressionar para que isso acontecesse. A pessoa ficou bastante ofendida porque tinha bastante feedbacks positivos e na descrição mostrava o livro em causa (um monte de 3 livros iguais), sem apresentar a contracapa do mesmo que me disse para eu aceder ao site da Wook para ver a história do mesmo.
Disse que estava bastante ofendida por eu mostrar que eu estava a duvidar da honestidade dela. Sugeriu-me que eu comprasse o livro numa loja física e não chateasse quem estava de fim de semana.
Conclusão não fiz a compra. Não correspondi aos parâmetros de cliente que a pessoa procurava e ela não encaixou nos meus parâmetros de vendedora. O que interessa é que procurei outras fontes e comprei os livros que quis noutra plataforma em que me disponibilizaram toda a informação que eu procurava e que os vendedores me deram essa honestidade e sinceridade que eu procurava. E claro guardei o nome da outra pessoa para não voltar a importuna-la.
Por isso se a venda não ocorrer poderá não se apenas culpa tua. Mas analisa com calma tudo ao pormenor. Falhas ocorrerão sempre.
Somos seres humanos, já me aconteceu na plataforma da Vinted esquecer de tirar um livro que já tinha vendido noutra plataforma claro que a cliente não ficou contente mas tentei resolver da forma mais honesta que consegui sem prejudica-la.
A palavra mágica é a empatia seja do lado do negociante ou adquirente nunca te esqueças.
Recomendo este outro post que se encontra relacionado com este dá uma olhada Aqui.
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